Programa de apoio à sustentabilidade ambiental das empresas em Santa Cruz, Bolívia.
O objetivo geral do projeto é aumentar as capacidades das empresas geradoras de resíduos e das cadeias de valor em Santa Cruz da Bolívia nos processos de transição para modelos de negócio de baixo carbono, eficientes em termos de recursos e circulares, através da incorporação de estratégias de sustentabilidade ambiental nas PME. Para o efeito, trabalhar-se-á na implementação de uma área de apoio e consultoria especializada centrada na oferta de serviços para a conceção de estratégias de sustentabilidade empresarial, a fim de promover a melhoria das capacidades técnicas, a geração de soluções inovadoras ligadas à exploração, reutilização e gestão dos resíduos gerados, favorecendo o desenvolvimento de novas empresas verdes, contribuindo assim para a associatividade e internacionalização do ecossistema local.
Ao longo do projeto, o trabalho será realizado segundo 3 eixos:
- Eixo 1: Identificação e conceção de uma estratégia de abordagem a partir de uma abordagem colaborativa público-privada. Será efectuada uma análise e mapeamento detalhado dos agentes do ecossistema industrial produtivo e das cadeias de valor de Santa Cruz em termos de gestão de resíduos e sustentabilidade ambiental, bem como uma série de inquéritos e entrevistas às PME, a fim de definir um roteiro totalmente personalizado.
- Eixo 2: Sensibilização e formação através de assistência técnica adaptada às necessidades de Fundare e das empresas que participam no projeto-piloto. A metodologia será transferida para a conceção e implementação de estratégias de sustentabilidade ambiental para as empresas, a fim de melhorar a utilização eficiente dos recursos e a gestão correcta e sustentável dos resíduos nas PME de Santa Cruz.
- Eixo 3: Partilha das melhores práticas. A tónica será colocada na transferência das melhores práticas europeias em matéria de sustentabilidade ambiental das empresas e na promoção da sua adoção regional através de missões técnicas.
Consórcio de implementação:
Entidade coordenadora:

Entidades parceiras:


Beneficiários:
Os beneficiários do projeto serão as PME e as cadeias de valor, os organismos de gestão de empresas, os operadores autorizados (empresas ecológicas), os organismos públicos (locais, regionais e nacionais) responsáveis pela conceção de políticas públicas, os centros tecnológicos e de investigação e outros actores e associações da sociedade civil.
Em poucas palavras:
Região/Cidades de implementação | Duração | Orçamento total | N.º de PME beneficiárias |
Santa Cruz, Bolívia | 24 meses (de 1 de maio de 2024 a 30 de abril de 2026) | €374.920,30 | 200 |
Contactar este projeto:
Llanos San Miguel Gómez-Ullate
Chefe da Área de Sustentabilidade - Câmara de Comércio da Cantábria
942 061 929