O diagnóstico do sector florestal realizado pela Componente 2 é apresentado no Paraguai.

Assunção, 05 de maio de 2023. Os peritos da AL-INVEST Verde apresentaram ao Ministério da Indústria e Comércio (MIC) do Paraguai os resultados preliminares do diagnóstico do sector florestal do país. Esta análise insere-se no âmbito da assistência técnica prestada pelo Componente 2 AL-INVEST Verde empresta à Rede para o Investimento e a Exportação (REDIEX) para apoiar o transição para a sustentabilidade da cadeia florestal do Paraguai.

O objetivo deste estudo é compreender a situação do sector florestal, a fim de elaborar um roteiro que promova os princípios e critérios de sustentabilidade ao nível da produção e da indústria, proporcionar formação sobre as necessidades detectadas aos intervenientes na cadeia de valor florestal e identificar oportunidades de negócio para o sector florestal. acesso ao mercado europeu dos produtos florestais do Paraguai.

Atualmente, o Reino Unido e a Itália são os países europeus que mais importam madeira do Reino Unido. Os novos regulamentos de sustentabilidade adoptados pela União Europeia, como o Regulamento sobre produtos sem desflorestaçãoO AL-INVEST Verde presta apoio à REDIEX para o conhecimento e a adaptação do sector a esta regulamentação.

Para o efeito, após o diagnóstico inicial do sector, serão realizados os seguintes trabalhos dois seminários de formaçãoO projeto será realizado em Caaguazú e Assunção, onde os actores da cadeia de valor florestal receberão formação em questões relacionadas com sustentabilidade e comercialização de produtos sustentáveis. Além disso, promoverá a diálogo entre as várias partes interessadas entre produtores paraguaios e importadores europeus de produtos de madeira para conhecer os desafios e as oportunidades do sector no mercado europeu.

Os peritos Mauro Masiero e Elena Massarenti, colaboradores da ETIFOR S.r.l. Benefit Company, uma empresa spin-off da Universidade de Pádua (Itália), foram encarregados de explicar os pormenores do diagnóstico e algumas recomendações. A reunião contou com a presença de ministros-adjuntos Gilda Susana Arréllaga Velilla (REDIEX), Pedro Mancuello (Comércio), Máximo Barreto (MPME), juntamente com A. Luis Elías e Bernardo Mendoza, em representação do Ministro da Indústria e Comércio, Luis Alberto Castiglioni, e do Vice-Ministro da Indústria, respetivamente, e José Ayala Brun, especialista da Plataforma Florestal e Florícola da REDIEX-MIC. Em nome da AL-INVEST Verde, estiveram presentes Andrea Monaco e Lorenzo Nalin.

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores. 

Mais informações: www.alinvest-verde.eu