O AL-INVEST Verde esteve presente no seminário "Café livre de desflorestação e degradação florestal: acesso a mercados e investimentos ao abrigo de novos regulamentos de sustentabilidade".organizada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pelo Banco Mundial, em 16 e 17 de maio, na Cidade da Guatemala, Guatemala.
O seminário, realizado na sede da Asociación Nacional Del Café (Anacafé), reuniu representantes dos sectores público e privado de Costa Rica, El Salvador, Guatemala e Hondurasbem como federações nacionais e internacionais de café, iniciativas, instituições financeiras internacionais, organizações europeias e da ONU.
Em nome de AL-INVEST Verde / Componente 2implementado pela FIAP e pelo IILA, Andrea Damiani, gestora do programa, apresentou a plataforma brasileira de rastreabilidade socioambiental Selo Verde, uma ferramenta pública e gratuita desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais através do Centro de Inteligência Territorial (CIT).
Esta plataforma tem como objetivo promover a sustentabilidade socio-ambiental das cadeias de valor agrícolas. Para o efeito, disponibiliza informação fundamental para a rastreabilidade e transparência, em resposta aos requisitos do Regulamento EUDR. O AL-INVEST Verde tem apoiado a implementação de Selo Verde em Minas Gerais e está atualmente a apoiar o seu desenvolvimento nos estados de Espírito SantoAcre e Tocantins.
Além disso, durante o evento, foram apresentados estratégias sectoriais nacionais da Guatemala, Honduras, Costa Rica e El Salvador, entre outras questões. O objetivo era identificar um roteiro O Regulamento EUDR constitui um quadro geral na região da América Central para preparar o sector do café para o cumprimento do Regulamento EUDR.
Sobre o AL-INVEST Verde
AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores.