Roma, 07 de junho de 2024. O Componente 2 do AL-INVEST Verde, implementado pelo FIIAPP e pelo IILA, em colaboração com a Embaixada da Argentina em Itáliaorganizou a apresentação do sistema de rastreabilidade em 6 de junho. VISECO projeto é um instrumento de promoção do comércio de produtos sem desflorestação provenientes da Argentina, que é apoiado pelo AL-INVEST Verde e foi adotado a nível nacional pelo Governo da Argentina.
A apresentação teve lugar na sede do IILA, em Roma. Estiveram presentes representantes das cadeias de abastecimento da carne de bovino, do couro e da soja, bem como instituições e organizações interessadas.
A inauguração contou com a presença de Gianandrea RossiO evento contou com a presença do Sr. Marcelo Martín Giusto, Diretor Executivo do IILA, que deu as boas-vindas aos participantes e sublinhou a importância do diálogo e do intercâmbio entre a Europa e a América Latina; do Sr. Marcelo Martín Giusto, Embaixador da Argentina em Itália, e da Sra. María Madrid, da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia.
Durante a sua apresentação, Marcelo Martín Giusto explicou que o VISEC permitirá à Argentina cumprir os novos regulamentos da UE, tais como Regulamento sobre cadeias de abastecimento sem desflorestação (EUDR), e salientou que se trata de "uma resposta concreta, eficaz e pioneira". "Permitir-nos-á apresentar de forma fiável dois dos nossos produtos estrela, como a soja e a carne de bovino", afirmou.
Por seu lado, María Madrid salientou o empenhamento da UE na implementação do EUDR e referiu a necessidade de manter um diálogo aberto com todas as partes para ajudar na sua implementação. A este respeito, salientou que o VISEC "representa um instrumento essencial" e "um exemplo para o desenvolvimento de sistemas de rastreabilidade".
Após estas intervenções, Gustavo IdígorasO presidente da CIARA (Cámara de la Industria Aceitera de la República Argentina) e do CEC (Centro Exportador de Cereales) e responsável pela VISEC, disse que esta plataforma tem como objetivo "ser um sistema digital único para muitos produtos". Explicou que serão formados cerca de 20.000 utilizadores na utilização do sistema VISEC e sublinhou que, embora se inicie com a análise de soja e gado bovino, será possível alargar posteriormente a verificação a outros produtos "em resposta a outras necessidades que possam surgir nos próximos anos".
O evento foi encerrado pelo Coronel Giancarlo PapittoO Comando da Unidade Florestas, Ambiente e Agro-Alimentar dos Carabinieri, que explicou o trabalho que desenvolve para garantir um comércio livre de desflorestação e, por conseguinte, o cumprimento da EUDR, afirmou: "Trabalhamos desde as fases iniciais em conjunto com os países para reduzir os riscos. "Trabalhamos desde as fases iniciais em conjunto com os países para reduzir os riscos", sublinhou.
Sobre o AL-INVEST Verde
O AL-INVEST Verde é um programa financiado pela União Europeia (UE). O seu principal objetivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pelo FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa presta assistência ao reforço das políticas públicas e dos diálogos entre as várias partes interessadas sobre agricultura sustentável e cadeias de valor, normas ambientais e laborais, bem como políticas comerciais e económicas sustentáveis e quadros regulamentares.