A Câmara de Comércio de Bogotá (CCB), com o objetivo de continuar a contribuir para as empresas sobre estas questões e o seu programa de economia circular, em aliança com a Finnova como organização europeia, dada a sua especialização em desenvolvimento sustentável, economia circular, gestão de água e resíduos, emprego e juventude, TIC e turismo e de mãos dadas com a CAEM devido à sua experiência em questões de sustentabilidade e como subsidiária da nossa organização, está a implementar o projeto: "Reforçar a competitividade da região de Bogotá através da promoção da economia circular", com recursos da União Europeia, no âmbito do programa AL-INVEST Verde, com o objetivo de reforçar o conhecimento e as competências em matéria de economia circular em 300 MPME em Bogotá e nos 59 municípios da jurisdição do CCB e conseguir a apropriação e implementação de iniciativas em matéria de economia circular em até 100 MPME.
O projeto visa reforçar os conhecimentos e as competências em matéria de economia circular em 300 MPME em Bogotá e nos 59 municípios da jurisdição do CCB e conseguir a apropriação e a implementação de iniciativas de economia circular em 100 MPME, no máximo.
Este projeto centra-se em três resultados:
- Resultado n.º 1: Aumento da sensibilização do sector empresarial para os benefícios da economia circular em, pelo menos, 300 MPME em Bogotá e nos 59 municípios sob a jurisdição do CCB.
- Resultado n.º 2: Geração de competências, conhecimentos e capacidades técnicas nas empresas para desenvolver acções de prevenção, minimização, redução e gestão de resíduos em pelo menos 70 MPMEs de Bogotá e 59 municípios da jurisdição do CCB.
- Resultado n.º 3: Acompanhou pelo menos 40 MPME em Bogotá e nos 59 municípios da jurisdição do CCB, na incorporação de processos de inovação em torno do eco-design, eco-inovação, eco-rotulagem e outras práticas sustentáveis.
Consórcio de implementação:
Entidade coordenadora:

Entidades parceiras:


Beneficiários:
- Organismos comerciais e sectoriais
- Entidades governamentais locais, regionais e nacionais
- Parceiros desta iniciativa (CCB, CAEM e FINNOVA): Reforço institucional para continuar a implementar iniciativas, programas e projectos.
Outros dados:
Região/Cidades de implementação | Duração | Orçamento | N.º de PME beneficiárias |
Divulgação nacional | 17 meses (de 1 de março de 2023 a 1 de novembro de 2024) | €366.112 | 370 |
Mais informações sobre este projeto:
Contactar este projeto:
María Angélica Castellanos Bendek
Coordenador do Projeto Verde AL-INVEST