Intercâmbio comercial e de sustentabilidade com a cadeia de valor florestal do Paraguai

Assunção, 19 de julho de 2023. No âmbito da assistência técnica que AL-INVEST Verde presta à Rede de Investimento e Exportação (REDIEX) do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai para apoiar a transição para a sustentabilidade na cadeia de valor florestal, foram realizadas as seguintes actividades três sessões intercâmbio sobre comércio e sustentabilidade com os diferentes actores da cadeia.

Durante as reuniões, organizadas pela ETIFOR Srl, spin-off da Universidade de Pádua, responsável pela assistência técnica, apresentou os resultados do estudo diagnóstico O estudo foi realizado na sequência de uma missão de inquérito em fevereiro último.

Entre outras questões, foi salientada a importância da implementação de práticas sustentáveis no sector florestal como um instrumento para a inserção no comércio internacional. As propostas para o desenvolvimento do sector florestal decorrentes do diagnóstico foram também partilhadas e receberam um importante feedback das principais partes interessadas. partes interessadas.

A primeira sessão, realizada a 11 de julho em Assunção, contou com a presença de representantes dos Vice-Ministérios da Indústria e Comércio, MyPymes e REDIEX, do Instituto Nacional Florestal (INFONA), do Ministério do Ambiente e Desenvolvimento (MADES), da Federação Paraguaia da Madeira (FEPAMA), da Agência Financeira de Desenvolvimento (AFD) e de representantes do meio académico. No dia 13 de julho, o formato do intercâmbio foi replicado em Caaguazú e Coronel Oviedo, respetivamente, com a presença de empresários locais e autoridades municipais e do governo de Caaguazú.

Sobre o AL-INVEST Verde

AL-INVEST Verde é um programa da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é promover o crescimento sustentável e a criação de emprego na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular. Através da Componente 2, liderada pela FIIAPP em consórcio com o IILA, o programa fornece assistência para reforçar as políticas públicas e os diálogos entre as várias partes interessadas sobre cadeias agrícolas e de valor sustentáveis, normas ambientais e laborais, bem como o comércio sustentável e os quadros de política económica e reguladores.