Café para a sustentabilidade e a produtividade: comunidades inteligentes para a adaptação às alterações climáticas e a regeneração das paisagens cafeeiras

O projeto "Um Café para a Sustentabilidade e Produtividade: Comunidades inteligentes para a adaptação e mitigação das alterações climáticas e regeneração das paisagens cafeeiras" tem como objetivo geral promover cadeias de valor do café inteligentes, sustentáveis e regenerativas em Risaralda, aumentando a competitividade dos MYPIMES, reforçando a segurança alimentar e a produtividade, impulsionando o desenvolvimento económico local e preservando os ecossistemas através da colaboração comunitária. Esta abordagem holística é materializada através de uma série de objectivos específicos que incluem a conceção e implementação de um modelo participativo e tecnológico de sustentabilidade, a facilitação de certificações relevantes e o estabelecimento de canais de comercialização direta.

O projeto está a ser desenvolvido em Belén de Umbría, Santuario e Quinchía, na Colômbia, e espera-se uma série de resultados tangíveis, como a adoção generalizada de práticas sustentáveis, o aumento das certificações, o crescimento económico, a redução da utilização de recursos e a restauração ecológica, entre outros. Para alcançar estes resultados, foi estabelecida uma lógica de intervenção que se divide em três pacotes de trabalho interligados. O primeiro centra-se na conceção colaborativa de uma plataforma digital para a sustentabilidade e a produtividade, enquanto o segundo se concentra na transformação da cadeia de valor do café através de actividades práticas e do reforço das capacidades organizacionais.

Por último, o terceiro pacote de trabalho procura estabelecer ligações com mercados emergentes para promover cadeias de valor agro-ecológicas e de base comunitária, incluindo oportunidades de negócio com a União Europeia. Estes pacotes serão desenvolvidos em paralelo e de forma estratégica, garantindo uma intervenção abrangente e progressiva que promova mudanças positivas nas comunidades cafeicultoras. Globalmente, este projeto representa um esforço coletivo para a sustentabilidade, produtividade e resiliência no sector do café da região, reforçando tanto a economia local como a conservação ambiental.

Consórcio de implementação:

Entidade coordenadora:

Entidades parceiras:

Beneficiários:

Os principais beneficiários são pequenos produtores de café em Belén de Umbría, Quinchía e Santuario em Risaralda, Colômbia, que enfrentam instabilidade económica devido às flutuações do mercado. O projeto promove práticas sustentáveis e certificações de qualidade, com uma abordagem tecnológica para envolver jovens e mulheres na luta contra a desflorestação. Prevê-se que cerca de 300 produtores beneficiem diretamente, ao mesmo tempo que são abordados desafios específicos como a proteção do Parque Natural Nacional de Tatamá e a mitigação da exploração mineira. Essa abordagem equilibra produtividade e sustentabilidade, impactando positivamente toda a comunidade e a região.

Em poucas palavras:

Região/Cidades de implementaçãoDuração Orçamento totalN.º de PME beneficiárias 

Colômbia: Belén de Umbría, Santuario e Quinchía no departamento de Risaralda.
24 meses  
375.000,oo

300

Contactar este projeto:

Harold Cardona Trujillo

Investigador principal - Universidad EAFIT

hcardonat@eafit.edu.co